Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ESCRITA CUNEIFORME

Escrita cuneiforme em letras
Possível tradução da escrita cuneiforme sumério-acadiana
A escrita apareceu na Mesopotâmia aproximadamente na metade do IV milênio a.C. sendo classificada como pictográfica, isto é, consistia no desenho das coisas que se desejava exprimir. O nome (cuneiforme), em forma de cunhas, foi dado a certas escritas usadas no Antigo Oriente Próximo devido ao aspecto exterior das mesmas. Uma combinação de cravos triangulares gravados com regularidade em estelas de argila.
A escrita cuneiforme sumério-acadiana, também conhecida como assírio-babilônica, foi utilizada sucessivamente pelos sumérios e pelos acádios. Seu legado se deu pela importância da propagação do pensamento de diversos povos e de suas línguas. Ela serviu como base na formação de caracteres de diversas línguas e escritas, como a hitita, a horita, luwita, proto-hitita, palaíta, urartiano, cassita e elamita, a indo-ariana, o cananeu, o egípcio entre outros.
Sua decifração foi muito mais complexa e difícil do que os hieróglifos egípcios por exemplo, as inscrições encontradas em Persépolis, embora apresentando três versões de um mesmo texto, estavam redigidas por meio de caracteres desconhecidos até então. Coube ao alemão Grotefend, no início do século XIX, identificar o vocábulo rei empregado frequentemente isolado ou na locução <<rei dos reis>>, em inscrições cuneiformes persas. O passo seguinte foi encontrar o nome próprio dos reis citados, trabalho facilitado pelo conhecimento dos nomes dos reis persas através das fontes clássicas. Uma incrível e de subestimavel valor para a compreensão desta escrita, foi a inscrição que registra os feitos de Dario, o Grande, que estava redigida em três línguas: persa antigo, elamita e babilônico.

AS 7 MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO

01) Os Jardins Suspensos da Babilônia:
           "... e que se ergam, nos arredores de meu palácio, elevações de pedra com forma de montanha, e que se plantem nestas construções, toda espécie de flores e frutas, e que se construam quedas d'água, formando um ambiente onde deverá transitar toda espécie de animal exótico..."

Os Jardins Suspensos da Babilônia

Os Jardins da Babilônia

02) O Templo de Ártemis:
           ...E não há nenhuma dúvida que o Templo era realmente magnífico. "Eu vi as paredes e Jardins Suspensos da Babilônia", escreveu Philon de Byzantium, "a estátua de Zeus olímpico, o Colosso de Rhodes, o trabalho poderoso das Pirâmides altas e a tumba de Mausoléu".
           Mas quando eu vi o templo em Efesus que sobe às nuvens, todas estas outras maravilhas foram postas na sombra". Então, o que aconteceu a este templo? E o que aconteceu para a cidade? O que fez Efesus passar de um movimentado porto de comércio para um pântano?

Pintura - Templo de Artemis

03) Estátua de Zeus:
           Sentado em seu trono de cedro, vestido com uma toga de ouro e todo ornamentado com pedras preciosas, Zeus, o deus do Olimpo, reinava soberano no oeste da Grécia, na planície do Peloponeso.

Estátua de Zeus - Pintura

04) Mausoléu de Halicarnasso:
           O príncipe Mausolo, vice-rei da província persa de Caria, mandou construir por volta do ano 360 d.C. um túmulo destinado a fazer perdurar a sua fama através dos tempos.
          Essa obra foi confiada aos melhores e mais famosos arquitetos e escultores, mas o príncipe não chegou a vê-la concluída.

O Mausoléu de Helicarnasso

05) Colosso de Rhodes:
           O Colosso de Rhodes é considerado a mais famosa estátua gigante da antigüidade. Foi construída em homenagem a Hélios, o deus do sol. Sustentando em suas mãos um archote aceso, apoiava seus pés sobre a entrada do porto de Rhodes. Feita de ferro, media de 30 a 40 metros e pesava cerca de 70 toneladas.

Colosso de Rhodes

06) Farol de Alexandria:
          Considerada uma das maiores produções da técnica da antigüidade, o Farol de Alexandria foi construído por volta de 300 a.C. pelo arquiteto grego Sóstrato de Cnido.
           Essa obra, feita toda em granito, começou a ruir no século IV, quando terremotos e deslizamentos tragaram boa parte de Alexandria, acabando com o brilho da "Cidade dos Mil Palácios".

O Farol de Alexandria

07) Pirâmides do Egito:
           Única maravilha do mundo antigo ainda existente, as Pirâmides do Egito foram construídas há cerca de 4.500 anos. Sua finalidade, segundo a crença comum e alguns historiadores, era servir de tumba para preservar os despojos reais dos faraós, demonstrando, na sua grandeza, a própria grandeza dos faraós.

As Pirâmides do Egito - Quéops

As Pirâmides do Egito - Giza

Fonte: Site: Mistérios Antigos